quinta-feira, 19 de março de 2009

Abertas as inscrições para o edital Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética

Arte e Tecnologia é um termo genérico para descrever a arte relacionada com tecnologias surgidas a partir da segunda metade do século XX. O conceito de Arte Cibernética, por sua vez, é significativamente mais restrito, pos exige a interação constante entre o observador e a obra - e/ou entre os subsistemas da obra - num processo de casualidade circular que pode acarretar mudança de objetivos tanto para o espectador como para a obra. Portanto o foco desta edição Rumos Arte Cibernética são trabalhos que contemple essa interação continua, cibernética.

Os projetos a serem enviados para o edital Arte Cibernpética estão divididas em duas carteiras:

- Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia: trabalhos que explorem áreas como, arte computacional, arte em rede, arte com videogame, robótica e instalações interativas (temas não excludentes).

- Apoio à Pesquisa Acadêmica: dissertações acadêmicas em produção e vinculadas a uma universidade. Podem ser abordadas questões, entre outras, como a linguagem interativa, metodologias, poética e estética de sistemas interativos e ferramentas de desenvolvimento (temas não excludentes).

Acesse o site http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708 e obtenha todas as informações sobre o edital: conteúdo, prêmios e critérios de participação.

E-mail tira-dúvida: rumositaulab@itaucultural.org.br


Prazo final de inscrição: 29 de maio 2009. Inscrições somente pela internet.

Repercussão dos projetos selecionados: as obras e pesquisas, uma vez selecionadas, são transformadas em produtos (livros, catálogos, série de DVDs, outros formatos) que serão distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais, disponibilizados na internet e para emissoras de TV e rádio, parceiras do Itaú Cultural. E mais: os projetos, uma vez selecionados e finalizados, costumam ser apresentados em exposições, shows, mostra de filmes e vídeos em todo o país.

Novidade: Blog Rumos: http://rumos2009.wordpress.com/. Acessando o blog todos poderão acompanhar, dar sugestões e interagir com as atividades Rumos 2009 no seu dia-a-dia, de qualquer canto do país.

Atenção: nesta edição de 2009 o programa Rumos lança mais tres editais em outras áreas de expressão: Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural. Todos os editais Rumos visam estimular, premiar e difundir a produção artística, da pesquisa e intelectual de todo o Brasil.

contato: luiz.pedreira@comunicacaodirigida.com.br

Nenhum comentário: