quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Diploma na mão, o que fazer agora?

A questão central da mesa redonda composta por ex-alunos do curso de Design Digital desta quinta, foi a grande dúvida de todo universitário, a vida pós-diploma. São anos de estudo e especialização para entrar em um mercado de trabalho, muitas vezes competitivo e feroz.

O pontapé inicial foi dado por Camila Vieira, ex-aluna da primeira turma do curso de Design do Unifieo. Ela contou que enquanto cursava a faculdade já fazia estágio e hoje, “inventou uma nova profissão”, faz consultoria para estúdios de design, além de produzir eventos para a área. Para Camila um bom profissional tem de fato, que viver design. A busca incessante de novas idéias para a profissão, foi outra grande dica.

Mas o caminho para descobrir a verdadeira vocação nem sempre é simples, foi o que nos explicou Andreza Keiko. Antes de ser designer, trabalhava com moda, fazendo planejamento. Aceitou o desafio de fazer um estágio em uma agência de design, com pouco conhecimento na área e ganhando um salário bem menor. Não deu outra, o resultado da empreitada lhe rendeu empregos em empresas como Submarino e Uol, onde trabalha hoje como diretora de arte.

Saber vender e defender suas idéias, selecionar bem seus trabalhos, em especial freelas. Fazer cursos e workshops para obter uma melhor especialização, procurar referências e usar a internet a seu favor, como ferramenta de estudo, foram algumas das ótimas dicas dadas pela designer.

Outro ponto importante para quem está atrás de emprego, é a criação de um portfolio simples e objetivo, porém de qualidade, com seus melhores trabalhos. Quem possui um vasto material, a dica é fazer uma seleção por segmento, demonstrando versatilidade. Além disso, a escolha do programa certo para apresentá-lo é essencial, uma apresentação muito elaborada e, conseqüentemente demorada, pode atrapalhar na hora do portfolio ser avaliado.

Para conhecer os trabalhos de Camila Vieira e Andreza Keiko, acesse os sites:
www.flickr.com/camilavieira
www.andrezakeiko.com





Os designers: Andreza Keiko, Camila Vieira e Renato Akira Goto


Reunidos, professores e ex-alunos do curso de Design posam para o blog

Por Ana Paula Ventris Valentim

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem legal a foto deles de costas :)