quarta-feira, 5 de novembro de 2008

RicardoTatoo relata suas experiências no segundo dia de palestras do evento Viver Design

Desenhista e diretor de arte conhecido pelo trabalho que desenvolveu em confecções como a Cavalera, TNG e Zoomp, Ricardo Tatoo começou sua carreira artística grafitando pelas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro, na década de 80, ao lado do Maurício Villaça, um dos primeiros artistas a atuar com o stencil-graffiti no Brasil. No bate papo que teve com os alunos da UNIFIEO, ele falou sobre suas experiências no mercado da moda, arte urbana, estamparia, serigrafia e stencil-graffiti.

Punk Rock, Hardcore e Grafite

Logo no início da palestra o designer mostrou como o grafite e a linguagem do rock, principalmente do punk e do hardcore, influenciam sua estética. Ele explicou que tanto a música como o grafite são universos que ele conhecia e gostava, e, quando começou a trabalhar com comunicação visual decidiu pesquisar mais nestas fontes, que acabaram se transformando em grandes referencias.

Conselhos
Ricardo deu alguns conselhos para os alunos que pretendem atuar no mercado:

“Suor e informação é o que faz um bom profissional”

“Não queira reinventar a roda, seja simples”

Dê valor a pesquisa, ela é fundamental para você poder mostrar seu ponto de vista com propriedade e expressar isso em imagem visual”

“Use temas que vocês têm facilidade para tirar informações e criar uma estética própria”

“Não tenham medo de repetir fórmulas”

No designe o importante não é só fazer coisas bonitas, e sim coisas que tenham ALMA ”

Design do Bem

“Uso as artes visuais para propagar coisas do bem”. Com esta frase Tatoo pontua uma de suas características mais interessantes: o trabalho com temas ligados a conservação do planeta. Ele afirma que usa produtos recicláveis e evitar ao máximo empregar materiais derivados do petróleo. Neste ponto é incisivo “Em tudo que faço procuro utilizar material politicamente correto”.

Frases

“Eu não entrego desenhos. Estou aqui para decodificar a alma dos meus clientes” Tatoo

“Recolher a cultura do exterior, digeri-la e depois devolvê-la, transformando-a em uma outra coisa, numa arte brasileira, é o grande desafio” Tatoo

site Tatoo: www.tvkills.com.br

Maria Carolina de Ré

Nenhum comentário: