segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Start!



Texto de Dênis Matos
Fotografia de Daniella Poio


Com muita expectativa e casa cheia o Unifieo iniciou a tão esperada Semana do Design. “Viver Design” será tema das palestras, oficinas e workshops que vão ocorrer esta semana – com o nome de “Pensar Design”.

Abrindo a cerimônia, a coordenadora dos cursos de comunicação social, Helena Rugai, expôs a programação e as discussões que vão permear o evento. A idéia é discutir o design na própria comunidade e pensar sobre o ambiente profissional atual.

Embasada em Aloísio Magalhães, um dos pioneiros do design moderno no Brasil e fundador da Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro, Helena falou da necessidade de discussão em âmbito nacional, levando em conta o grande pólo de produção mercadológica da área, que é a cidade de São Paulo. A palestrante mencionou que, com a morte de Magalhães no início dos anos 80, o debate esfriou e, erroneamente, voltou-se para a discussão do que era design – deixando de lado questões como a forma de sua utilização.

A interdisciplinaridade proposta por Aloísio Magalhães ainda parece ser o melhor caminho, segundo a coordenadora. Por mesclar arte a questões sociais, o design acaba por influenciar outras áreas e, ao mesmo tempo, para se criar o novo, acaba sofrendo influência de outras artes.

Helena terminou sua palestra concluindo que o design não pode ser linear e deve estar, sempre, aberto a novas visões. Código, tempo, espaço e contexto, todos os itens devem interagir para alcançar a reflexão e a invenção. O design deve transpor as regras e criar “sensações”. Se você muda o parâmetro, você muda o que produz, ou seja, muda o pensamento.



“Quanto mais abstrata a verdade que queres ensinar, mais
deverás seduzir os sentidos”.

NIETZSCHE, Friedrich

Nenhum comentário: